Administração de condomínios – O que sempre foi, não precisa ser para sempre

A transformação na administração de condomínios aconteceu, é crescente e impacta de forma positiva quase 1/3 da população do nosso país. As exigências do mercado condominial aumentaram muito nos últimos anos e não há mais lugar para amadorismo. Atualmente muitos condomínios têm se cercado de especialistas e inúmeras ferramentas de inovação. Os síndicos capacitados estão sendo muito valorizados, e a assessoria profissional da administradora de condomínios, dando o suporte necessário, torna a administração tranquila e segura.

Quando um síndico assume a administração de um condomínio, surgem inúmeras dúvidas, pois desconhece a extensão de suas responsabilidades. Ele deve agir sempre dentro da legalidade, cumprir estritamente os termos dos contratos, obrigações fiscais, realizar as manutenções obrigatórias, entendendo também que suas atitudes serão respondidas pelo coletivo. Precisa contar com orientação profissional, começando pela administradora de condomínios, que deve ser de extrema confiança. Ao escolher a administradora, deve avaliar juridicamente o contrato de prestação de serviços, para não cair em armadilhas, como, por exemplo, cláusula de renovação automática e multa.

A administradora precisa conhecer as dificuldades do condomínio e do síndico, para poder orientar principalmente nas questões financeiras, fiscais e trabalhistas. Quando o condomínio possui funcionários, precisa estar atento às suas obrigações, como por exemplo, manter as férias dos funcionários sempre em dia, monitorar o uso dos equipamentos de segurança, realizar os laudos de medicina do trabalho e exames periódicos. Os pagamentos aos prestadores de serviços devem ser realizados sempre após a emissão da nota fiscal, e, em caso de empresas que terceirizam a mão de obra, devem sempre exigir a documentação dos funcionários, a fim de resguardar o direito dos empregados e assegurar que o condomínio não seja prejudicado por eventuais inadimplementos de verbas trabalhistas por parte das
empresas. Essas e outras questões são comuns no mercado condominial, e muitas vezes não são observadas pelos síndicos e administradoras despreparadas, são falhas graves que podem resultar em multas e problemas legais para o condomínio.

A inovação chegou para ficar, tanto para o síndico quanto para a administradora. O que sempre foi, não precisa ser para sempre.

Um síndico preparado e bem assessorado por uma administradora correta, faz do condomínio um lugar melhor para se viver.

Compartilhe este conteúdo:

Atua há quase 20 anos na Administração de condomínios em Caxias do Sul; É Relações Públicas, especialista em Transações Imobiliárias e Gestão de Pessoas, estratégias, competências e coaching. É integrante do grupo de Partners, Mulheres do Mercado Condominial do Brasil.

Publicar comentário

Você pode ter perdido

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?