Entrevista com a Presidente da Assosíndicos RS

Por Natália Farinon Paim

Após o sucesso do evento “Encontro com o Síndico – Edição Caxias do Sul”, a presidente da Assosíndicos RS compartilhou conosco os bastidores e propósitos por trás das ações da entidade que vem fortalecendo o papel dos síndicos e subsíndicos em todo o Rio Grande do Sul. Nesta entrevista exclusiva, ela fala sobre a missão da Assosíndicos RS, os desafios enfrentados, os principais marcos da gestão e as expectativas com a nova iniciativa “Assosíndicos RS no Interior”, que estreou justamente na cidade de Caxias do Sul. Confira:

Qual é a missão da Assosíndicos RS e como vocês têm trabalhado para alcançá-la?

Pela união, qualificação, valorização e representatividade dos síndicos e subsíndicos de nosso estado. Para alcançar e manter nossa missão, temos buscado parcerias com as Administradoras para fomentar junto aos seus clientes “Síndicos” a importância da representatividade, da união e qualificação.

Na sua opinião, qual é a importância da associação de síndicos na gestão de condomínios no Rio Grande do Sul?

A associação de síndicos é importante porque apoia e orienta os gestores de condomínios, além de promover a qualificação profissional dos síndicos.

Sendo a idealizadora da associação e agora na posição de presidente da Assosíndicos RS, o que a associação representa para você em termos de avanços no exercício da sindicatura?

Desde a fundação, o meu propósito sempre foi elevar a sindicatura no nosso estado e sempre estamos avançando. Nos primeiros dois anos de existência pensamos na realização de uma pós-graduação em gestão de condomínios, o que foi concretizado em parceria com a FAMAQUI. Criamos cursos profissionalizantes com a Escola de Síndicos do nosso saudoso professor Vanderlei Aragão. Também, idealizamos e realizamos o 1° e  o 2° Congressos da associação. Na atual gestão criamos Comitês de auxílio aos Síndicos: Comitê Jurídico, ESG, Engenharia,  Segurança e tecnologia, e o Comitê das Administradoras. Criamos o Clube de Vantagens que os síndicos terão descontos em diversas empresas para compra de materiais, farmácia, clinica odontológica, etc. Com certeza são muitos avanços.

Todos nós temos desafios e com a Assosíndicos RS não é diferente. Fale um pouco sobre os maiores desafios que a associação enfrenta atualmente e como vocês estão abordando essas questões?

O maior desafio é a conscientização dos síndicos quanto à importância de fazer parte de uma associação que representa o seu estado. Boa parte dos gestores acha que participar de eventos é suficiente para aprender. Porém, o exercício da sindicatura vai muito além de eventos e requer constância, atualização da legislação, troca de conhecimento e aprendizado com os  problemas enfrentados pelos colegas.

A associação está com um novo projeto que se chama Assosíndicos RS no Interior e certamente a região da Serra Gaúcha faz parte do escopo. Conte-nos sobre essa iniciativa e quais as expectativas da gestão.

O projeto Assosíndicos RS no Interior é de extrema importância para alcançarmos a união e a capacitação dos síndicos em todo o estado. Realizando eventos, palestras em parceria com Administradoras e empresas interessadas em investir na evolução do segmento condominial. Nosso primeiro evento será na cidade de Caxias do Sul,  depois Pelotas, Santa Maria e litoral do estado. Nossa expectativa é estreitar laços com as empresas que atuam com gestão de condomínios nas cidades do interior. Juntos somos mais fortes.

Compartilhe este conteúdo:

Graduada em Direito pela Unisinos e pós-graduada em Direito Condominial pela Verbo Jurídico; Mediadora Judicial de Conflitos pela AJURIS e certificada pelo Nupemec; Certificada Síndico 5 Estrelas pela Fundação Vanzolini e Gabor RH; Atualmente atua como síndica profissionalizada e presta assessoria condominial na empresa; Proprietária da Revista CondNews - A sua Revista Condominial na Serra Gaúcha;