Os desafios da sindicatura profissionalizada

Nos dias de hoje é comum encontrarmos pessoas que, ao trocar de profissão, decidem trabalhar com a sindicatura, ou seja, como síndicos. Daí chamamos de síndico profissional, síndico externo, síndico terceirizado e outras expressões, sendo que todas falam da mesma atividade: o síndico que tem a atividade da sindicatura como seu labor e que é remunerado para tanto.

Essa “nova” profissão surge como uma resposta às necessidades atuais que os condomínios passaram a ter frente às mudanças sociais da atualidade. Dentre elas, as que mais impactam a atmosfera condominial são os novos canais de comunicação (principalmente o aplicativo WhatsApp), o aumento de oferta e procura de imóveis em condomínios, o implemento de tecnologia e inteligência artificial, o aumento da violência combinado com a falta de segurança pública, dentre outros, e, principalmente, em razão da transformação da pessoa humana em sociedade e seus comportamentos.

As mudanças na legislação, por exemplo, acontecem justamente para atender as necessidades que nascem com as mudanças sociais. Com o síndico externo não é diferente. Para que ele possa atender a demanda condominial da atualidade, necessariamente ele precisa estar em capacitação, e essa capacitação não é estática porque as coisas não estão concluídas: o mundo está em plena transformação e o profissional de hoje precisa acompanhar! Vamos lá! Mediação de conflitos, novas tecnologias, mudanças na legislação, ferramentas de gestão, manutenção predial e, fundamentalmente, autoconhecimento e autogestão para o combate à síndrome de burnout (síndrome do esgotamento profissional), previsto na CID-11, que é a depressão incapacitante pelo esgotamento físico, mental e emocional.

Quantas novidades e quantas dificuldades também, não é mesmo? Porém, a pessoa que se informa e que tem consciência desse desafio que é ser síndico, ela deu o passo mais importante. Um profissional apto para o mercado de trabalho não nasce do dia para a noite, pois precisa respeitar o tempo da capacitação em conjunto com learning by doing que é o aprender fazendo, afinal, como já dito, o mundo está em plena transformação. Mas é preciso começar. Já dizia Mahatma Gandhi: seja a mudança que você quer ver no mundo.

Compartilhe este conteúdo:

Graduada em Direito pela Unisinos e pós-graduada em Direito Condominial pela Verbo Jurídico; Mediadora Judicial de Conflitos pela AJURIS e certificada pelo Nupemec; Certificada Síndico 5 Estrelas pela Fundação Vanzolini e Gabor RH; Atualmente atua como síndica profissionalizada e presta assessoria condominial na empresa; Proprietária da Revista CondNews - A sua Revista Condominial na Serra Gaúcha;

Publicar comentário

Você pode ter perdido

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?