Os principais pontos que o conselheiro deve verificar nos demonstrativos financeiros
Com a mudança de hábitos da sociedade nas últimas décadas, os condomínios passaram por mudanças em seu formato de construção, tamanho e movimentação financeira.
Essas mudanças exigem uma participação maior dos moradores na gestão do condomínio e essa participação ocorre através do conselho que o condomínio possui, seja fiscal, consultivo ou administrativo. O conselho ganhou um papel fundamental de apoio ao síndico e administradora condominial.
Vale ressaltar que o papel do conselho é o de aconselhar o síndico, fiscalizaras contas do condomínio e emitir sua opinião sobre a prestação de contas apresentada em assembleia.
O conselheiro antes de analisar as demonstrações financeiras deve conhecer profundamente a estrutura do condomínio, seu funcionamento, as empresas que prestam serviço a ele, os fluxos administrativos e operacionais.
Ao analisar os demonstrativos financeiros o conselheiro deve verificar se todas as despesas estão acompanhadas da respectiva nota fiscal ou recibo de aluguel, sempre em nome do condomínio, se o valor da nota é o mesmo debitado da conta e se a data de emissão está de acordo com o mês analisado.
Outro ponto importante que o conselho deve se ater é referente as compras de equipamentos, móveis e material de construção. O conselheiro deve conferir se as aquisições constantes na nota fiscal estão no condomínio. Se não estiverem, o conselho deve cobrar do síndico onde estão e o motivo de não
estarem no condomínio.
Além desses pontos temos a inadimplência, o cumprimento da dotação orçamentária e a análise se as despesas são realmente necessárias ou podem ser reduzidas, cabendo ao conselho sugerir essas reduções ao síndico.
Compartilhe este conteúdo:
Publicar comentário